Hello ASP.NET/5 – Preparando o ambiente

Este artigo é parte da série Hello ASP.NET/5.

Série - Hello ASP.NET/5

Iniciando o roteiro proposto no artigo anterior, iremos agora preparar nosso ambiente, para só depois, colocar a mão na massa.

Algumas considerações

Talvez você já esteja acostumado a instalar seus ambientes de desenvolvimento em PHP (com o WAMP, LAMP e MAMP), ou Java (com as IDE’s Eclipse ou Netbeans), ou até mesmo ASP.NET  do jeito antigo (com as IDE’s Visual Studio ou Xamarin Studio), e não tenha nenhuma dificuldade em fazer isso. Talvez você nem se lembre como isso era difícil a um tempo atrás, ainda mais se você levar em consideração desenvolver em vários sistemas operacionais diferentes (Windows, Mac e Linux por exemplo).

Estou levando em consideração o desenvolvimento “core”, independente de ferramenta. Você perceberá que essa abordagem é bastante coerente com o lema “Clould first and Mobile first” que estamos adotando nos últimos tempos. Se você ainda não conhece, talvez se espante com a versatilidade de algumas ferramentas já disponíveis a algum tempo no mercado, digo: NVM para NodeJS , RVM para Ruby, PyEnv para Python e PHP Version para PHP). Essas ferramentas são principalmente para permitir do conceito SxS (side-by-site) que presume você poder executar sua aplicação lado-a-lado em um mesmo servidor porém com versões diferentes do mesmo framework, e por isso são usadas em grande escala principalmente nos serviços de host na nuvem e ferramentas de integração/implantação contínua (Heroku, OpenShiftTravis e AppVeyor só pra citar algumas).

Porém essas ferramentas também trazem um ganho de produtividade significativo ao desenvolvedor no seu dia-a-dia, porque elas nos permitem: instalar, desinstalar e “chavear” entre uma versão e outra do framework (ou ferramenta) com a execução de um simples comando. Eu particularmente iniciei um projeto para abstrair essas mesmas ferramentas em uma única para os principais ambientes (Windows, Mac e Linux), aplicando alguns outros conceitos e padrões; ainda está em desenvolvimento mas acesse esse link e conheça um pouco, qualquer dúvida, comente que eu falo melhor, ou posso falar mais em algum outro post.

Bom! Jabá à parte, eu acabei gastando um tempinho falando sobre essas considerações. Porque a parte prática de preparar o ambiente é tão simples quanto executar um comando no shell, e aí o artigo ficaria muito pequeno (kkk).

Última consideração (prometo)

A um tempo atrás publiquei um post aqui mesmo, e nele nós preparamos o ambiente. Agora você verá porque ele já está obsoleto, e como a preparação do ambiente ficou bem mais simples.

Prepare seu ambiente

Agora sim (e se essa seção fosse a única no artigo já seria o suficiente). Acesse o site do projeto em http://github.com/aspnet/home, e lá você verá a instrução de copiar e executar o seguinte código em uma linha de comando:

@powershell -NoProfile -ExecutionPolicy unrestricted -Command "iex ((new-object net.webclient).DownloadString('https://raw.githubusercontent.com/aspnet/Home/master/kvminstall.ps1'))"

 

Este é o comando para a instalação no Windows, mas lá no site do projeto você terá informações de como proceder no Mac e Linux também. Ao executar este comando você já terá o ambiente de desenvolvimento ASP.NET/5 totalmente pronto!

Não é brincadeira, é só isso mesmo. E só pra aproveitar melhor o espaço deste artigo, segue a tela que é apresentada na execução do comando acima:

Instalando o KVM

Instalando o KVM

Aqui você já tem o KVM (K Version Manager), e isso é tudo o que você precisa para desenvolver em ASP.NET/5.

Só pra testar, execute agora em um shell o comando `kvm` e você verá uma tela semelhante a essa:

KVM já instalado e em execução

KVM já instalado e em execução

Conclusão

Pronto! Com isso já temos nosso ambiente preparado e pronto para iniciar o desenvolvimento, e esse era o objetivo deste artigo.

Não perca o próximo artigo, onde falaremos sobre as peças fundamentais de um projeto ASP.NET/5, nesse já estaremos codificando um pouco. Prepare-se, compartilhe, dê sua opinião, até mais!

 

Anúncios

Um comentário sobre “Hello ASP.NET/5 – Preparando o ambiente

Os comentários estão desativados.