Projeto E5R Development Team

E aí galera!

Hoje quero começar a falar de um projeto pessoal que venho trabalhando a algum tempo, e que já andei comentando com alguns colegas pra obter um feedback inicial. Como o feedback foi positivo, decidi tornar público, e assim iniciamos com este Post a segunda fase (que é tornar a ideia pública).

Que projeto é esse?

A primeira coisa que quero deixar claro, é que não acho simples explicar que projeto é esse. Por isso acredito que respondendo suas perguntas que serão feitas nos comentários ou via Twitter (@erlimar), (neste ou em novos posts) será a melhor forma de exposição do conceito.

Dito isso, quero então começar deixando claro que não se trata de um projeto para criar um novo sistema em qualquer que seja a plataforma de desenvolvimento, ou também da organização de um evento tecnológico, e também não é uma vitrine pra divulgar serviços de consultoria e desenvolvimento de softwares.

Mas também quero complementar dizendo que: TUDO que o parágrafo anterior disse que não é, também será feito nesse projeto.

Aí complica né! Como assim?

O E5R Development Team, é um projeto de construção de um time de desenvolvimento de softwares.

E como se constrói um time de desenvolvimento de softwares?

Simplesmente reunindo pessoas que sabem desenvolver, sabem compartilhar, ou que querem aprender e que tenham tutores e diretrizes para isso.

Só que reunir esses requisitos não é nada fácil. É preciso toda uma metodologia para isso, e esse projeto é uma proposta de metodologia para reunir os requisitos necessários e construir um time capaz o suficiente para desenvolver software com qualidade de forma moderna em qualquer lugar.

Por fim, na metodologia usaremos a técnica mais eficaz para criação de coisas que não existem:

Experimentação e mão na massa!

Por isso iremos criar softwares, realizar eventos, promover serviços profissionais; e tudo isso com o intuito de registrar como é a vida real de um time de desenvolvimento de softwares. Assim podemos expor situações, identificar problemas e propôr melhorias, e tudo isso sendo documentado e acompanhado de perto por uma comunidade ativa de pessoas que estão comprometidas com a evolução desse processo o time será criado ao-vivo.
Sendo mais claro:

E5R Development Team é um projeto que cria uma comunidade de desenvolvedores de softwares comprometidos com a evolução qualitativa do setor.

Porque esse projeto é importante?

Esse projeto é importante porque contribui de forma direta na formação cultural daquele que é o maior responsável pelo sucesso ou fracasso de qualquer projeto de software, o desenvolvedor.

Quando falo desenvolvedor, não estou me referindo ao programador somente, mas também ao DBA, gerente de projeto, analista de infraestrutura, engenheiro de requisito, teste, arquiteto, PO, etc.

Queremos deixar claro que não basta contar as estórias absurdas que presenciamos no dia-a-dia de como projetos dão errado, e parecermos profissionais que sabem fazer a coisa certa, só não ESTÃO FAZENDO porque o resto do time não quer ou não sabe.

Na verdade, desenvolvedores de softwares sabem que não se constrói algo tão importante (o software) sozinho, e o time é maior que o indivíduo. Por isso somos comprometidos com a construção do time, pois sem ele não há como construir qualquer software que seja.

Sendo assim, não há espaço pra chororô, o negócio é meter a mão na massa, fomentar o compartilhamento da informação, promover eventos e falar do que se sabe.

Não podemos aceitar que existam tantas técnicas e ferramentas disponíveis para fazer com que um software seja desenvolvido com qualidade, e mesmo assim ser tão difícil vivenciar isso na prática, nos times que compomos. Temos a obrigação ética de contribuir com a implantação desses processos nos lugares onde estamos.

O resultado? Um time de desenvolvimento de software com base cultural sólida capaz de desenvolver software com qualidade em qualquer lugar, e que garanta a evolução dessa espécie cada vez mais rara: desenvolvedor comprometido com a qualidade do software.

Vamos ver se falamos a mesma língua?

Me diga se você já não passou por algo assim:

  1. Nos times que já fez parte, já viu muita gente boa que não conseguia render por ser obrigado a trabalhar com padrões mal definidos.
  2. Já viu muita gente com muito potencial que não conseguia ser aproveitado por não ter um bom direcionamento.
  3. Já viu muito projeto promissor e com recursos disponíveis (inclusive financeiro) que desperdiçaram tudo em uma má gestão e uma solução equivocada, que no fim não serviu pra nada.

Se você já passou por pelo menos uma dessas três situações e fica inconformado com isso, então esse projeto vai te ajudar e você vai ajudar ao projeto fazer algo que mude esse cenário.

O que vem depois?

Minha intenção com este post era expôr a ideia desse projeto, mesmo sem conseguir ser bem claro, mas com isso provocar você que me ler a querer saber mais; e havendo questionamentos e ideias nós iremos elucidando cada uma, e assim o projeto vai ficando mais claro.

Em seguida pretendo postar novos artigos introduzindo mais peças do projeto, também pretendemos agendar um evento online pra discutir em mais detalhes esse projeto, eventos presenciais também estão na lista.

E uma outra coisa bem legal, é que vamos construir todo o ecossistema desse projeto ao vivo (sites, sistemas, serviço, documentos, etc.). Assim, teremos artigos e vídeos sendo postados mostrando desde como configuramos o hangout on air, até o registro de domínios e configuração de DNS, passando por criação de APIs e tudo mais.

É uma forma tanto de ensinar o que sabemos, quanto de aprender como fazer as coisas da melhor forma, visto que quando fizermos algo errado (e acredite, erramos muito) alguém que sabe fazer o certo vai nos informar e ajudar a concertar.

Se você gostou e quer saber mais sobre esse projeto eu te peço:

E não perca os próximos artigos. Até lá!

Anúncios